Canal da Foto

Canon anuncia primeira compacta com sensor APS-C

POINT AND SHOOT

Quando se pensa em câmera compacta o que lhe vem à mente?
Aquelas câmeras pequenas que gostariam de caber no bolso, mas que praticamente só cabiam na bolsa.
Aquelas câmeras antigas que foram substituídas pelos smartphones, certo? Afinal, hoje praticamente “todo mundo” tem uma câmera literalmente no bolso.

Com este cenário da troca das compactas (point and shoot – apontar e clicar) pelos smartphones as fabricantes de câmeras se viram perdendo um bom filão de mercado.
E agora? O que vamos fazer?

O caminho foi para a criação de câmeras compactas com sensores maiores que os celulares (normalmente 1 polegada – fator de corte de 2.7x), ajustes manuais e lentes com zoom melhores e mais versáteis que as dos smartphones (que ainda raramente possuem zoom).
Eu mesmo fiquei tentado a adquirir uma há tempos por conta de poder der uma “24-70mm” portátil, levinha, clara (2.8) e com todos os controles manuais. Um sonho para aquela fotografia descompromissada, mas que podia sempre render algo inesperado de bom.

O mercado lançou várias das chamadas Compactas Avançadas nos últimos anos, mas agora a Canon resolveu dar um passo à frente. Eu ia escrever “finalmente”, mas fico com o… será?
A Canon Powershot G1 X Mark III é a primeira câmera Canon Powershot a oferecer um sensor APS-C, do mesmo tamanho que se encontra nas câmeras que trocam de lente da marca, mas que também oferece uma lente com zoom.
O sensor APS-C de 24.3 megapixels vai poder dar aquele ar mais “sofisticado” com fotos de fundo desfocado e capacidade de fotografar em lugares com menor luminosidade, principalmente se usar o maior ângulo da lente.

Esta é a parte que eu realmente não entendi muito bem:
Eles lançam uma câmera que tinha tudo para ser incrível com uma lente 24-72mm, mas de abertura f/2.8-5.6. f/5.6 Canon? Por que????

A Panasonic Lumix LX100 tem uma lente 24-75mm f/1.7 – 2.8. Tudo bem que o sensor é MFT (crop 2.0x ao invés de 1.6x), mas ainda assim sai na frente. Não só na entrada de luz, como em outros recursos também. 11 fotos por segundo e vídeo em 4k. Ô Canon!! Por que é tão difícil pra vocês colocarem 4K nas câmeras? A Panasonic consegue isso com metade do custo dessa coisinha fofa aí de baixo (revelarei daqui a pouco):

Especificações:

  • Sensor 24.3 megapixels APS-C CMOS
  • Lente que não pode ser trocada de 24-72mm f/2.8-5.6 (zoom de 3x)
  • ISO 100-25.600
  • Dual Pixel CMOS AF
  • Viewfinder Eletrônico (EVF) OLED com 2.36 milhões de pontos
  • AF toque e arraste
  • Monitor de 3 polegadas com ângulo variável
  • Disparo de 7 fotos por segundo ou 9 com AutoFoco fixo
  • Conectividade WiFi/NFC/Bluetooth
  • Modo de foto panorâmica
  • Vídeo Full HD 1080/60p com estabilização de 5 eixos (apenas no vídeo)
  • Modo de vídeo Time-lapse
  • Construcão resistente a poeira e água

A versão 2 da G1 X que tinha especificações um pouco mais modestas, era de $799. A nova G1 X Mark III será lançada por $1299 (doletas) e deve estar disponível em novembro de 2017.

Agora, se você acha que esta é a primeira compacta com sensor APS-C, está enganado.
A Fujifilm X100F é uma compacta com sensor APS-C e custa a mesma coisa que vai custar a G1 X Mark III. As principais diferenças são a lente fixa de 23mm f/2.0 e viewfinder híbrido (ótico e eletrônico). Neste caso, a nova Canon passa a ser a primeira compacta com Zoom e sensor APS-C.

Chegou na frente, mas chegou fazendo bonito? O que você acha?

Deixa aqui nos comentários a sua opinião!!

Um grande abraço e até o próximo post!

 

16 de outubro de 2017

0Respostas em Canon anuncia primeira compacta com sensor APS-C"

Deixe sua mensagem

Sobre o Canal da Foto

A proposta do Canal da Foto é oferecer um conteúdo totalmente diferenciado no ensino da fotografia.

A didática foi estudada e pensada para simplificar a vida de quem não sabe nada sobre fotografia. É uma linguagem absolutamente direta e com o mínimo de termos técnicos. O curso fala a lingua do aluno e o prepara, sem sentir, para dominar e entender os conceitos mais densos.

SITE SEGURO

© 2013 - 2018 - Canal da Foto    |    CNPJ: 10.482.177/0001-25