Canal da Foto

Snapseed – Dicas Profissionais para editar suas fotos no smartphone #1

Inauguramos hoje no blog uma série sobre edição de fotos no Snapseed. Para quem não sabe o Snapseed é um poderoso aplicativo de edição (pós-produção) de fotos, totalmente gratuito e disponível tanto para Android quanto para IOS. Então seja lá qual for o seu dispositivo, esta série vai te ajudar a sair do lugar comum.

Toda vez que se edita uma foto, o Snapseed armazena todos os passos feitos. Ele mostra estas informações dentro do menu EDIT STACK que fica no canto superior direito do seu smartphone ou DEX.

Muita gente acha que neste menu você vai encontrar apenas as opções de ver a lista de itens feitos e também poder desfazer ou refazer alguma coisa.

O que pouca gente sabe é que este painel é poderosíssimo.

Ao clicar em VIEW EDITS ou VER EDIÇÕES, abrirá um menu com uma lista com todas as ferramentas que foram aplicadas na imagem.

Snapseed - View edits Menu - Ver edições
Clique em VIEW EDITS para abrir novo menu.

E é aqui que a mágica começa!

Lista de ferramentas usadas no processo de edição de uma imagem.

Muita gente nem chega aqui, mas nós vamos mais longe.
Ao selecionar cada uma das ferramentas, você verá na tela o efeito em cascata até a ferramenta selecionada. O que estiver acima dela não será mostrado.

Editar imagem no snapseed - histórico de ações: Ao selecionar uma das ferramentas das etapas feitas, as etapas de cima (que vieram depois) ficam desabilitadas. Assim você vê o resultado até o momento da edição desta ferramenta (inclusive).
Ao selecionar uma das ferramentas das etapas feitas, as etapas de cima (que vieram depois) ficam desabilitadas. Assim você vê o resultado até o momento da edição desta ferramenta (inclusive).

Repare então que existe uma seta para a esquerda na ferramenta selecionada. Ao clicar na seta aparecerão 3 novas opções:

Opções disponíveis após edição das ferramentas.

A primeira opção te permite deletar os ajustes feitos com a ferramenta. Você pode deletar qualquer efeito aplicado, sem se importar com a ordem dos acontecimentos. Isto é o que chamamos de edição não-destrutiva.

Você tem o poder de fazer, desfazer ou modificar as coisas sem ficar preso ao botão de desfazer que só permite alterar a última coisa que foi feita.

– Daniel, você disse que eu vou poder fazer, desfazer ou modificar, mas como eu posso então modificar?

Simples! Basta selecionar a opção marcada em vermelho na imagem (terceira opção da esquerda para a direita).

Clique na opção indicada pela seta para editar novamente as mudanças feitas na ferramenta selecionada.

Ao clicar nesta opção o Snapseed abrirá novamente o mesmo painel de edição que você fez no passado, com todos os ajustes feitos por você.
Assim, se mudar de ideia lá na frente, você não precisa desfazer todas as etapas como muita gente pensa ser necessário fazer. Basta abrir esta janela e editar a ferramenta que quiser. Pode ser a primeira coisa que fez, a última, ou algo que tenha feito no meio do caminho e gostaria de modificar.

Relembrando então os passos para edição através do histórico no Snapseed:

  1. Usar o menu de ferramentas normalmente, quantas vezes precisar;
  2. Clicar em edit stack (editar pilha) para ver o histórico das edições;
  3. Selecionar a ferramenta para visualizar o que foi feito até aquele momento;
  4. Tocar/clicar na seta para a esquerda para mostrar mais opções;
  5. Clicar na lixeira para deletar somente aquela ferramenta selecionada ou…;
  6. Clicar no ícone perto da seta para continuar alterando os parâmetros de onde deixou.

Como reparou, deixamos de fora a opção do meio no menu da seta. Esta opção nós veremos no próximo artigo da série.

Fique ligado(a) porque a próxima dica será épica e tenho certeza de que a imensa maioria das pessoas não conhece este poder do Snapseed.

Até breve,
Daniel Farjoun

OBS: Gostou do conteúdo? Compartilhe com os amigos!

OBS2: Ama fotografia tanto quanto eu e não sabe por onde começar?
Clica no ícone do whatsapp e me envia uma mensagem. Posso lhe ajudar em alguma dúvida específica ou te guiar na escolha do melhor plano de cursos online de fotografia para você fazer aqui no Canal da Foto.

OBS3: Por falar em curso de fotografia, você sabia que no Canal da Foto você não precisa de câmera para começar a estudar fotografia? Neste site você encontra o único curso do planeta terra a ter um simulador 3d completo de câmeras, lentes e iluminação! Clica no ícone do whatsapp e me pergunte mais sobre como funciona!

5 de outubro de 2020

0Respostas em Snapseed - Dicas Profissionais para editar suas fotos no smartphone #1"

Deixe sua mensagem

Sobre o Canal da Foto

A proposta do Canal da Foto é oferecer um conteúdo totalmente diferenciado no ensino da fotografia.

A didática foi estudada e pensada para simplificar a vida de quem não sabe nada sobre fotografia. É uma linguagem absolutamente direta e com o mínimo de termos técnicos. O curso fala a lingua do aluno e o prepara, sem sentir, para dominar e entender os conceitos mais densos.

Recent Posts

O que os Alunos Dizem:

“Inicialmente agradeço a Deus por existirem pessoas como você, que tem o prazer de ajudar os outros. Agradeço a você pela disponibilidade, paciência e didática nos seus ensinamentos sobre fotografia que são muitos valiosos.”

Marco de Almeida

© 2013 - 2020 - Canal da Foto    |    CNPJ: 10.482.177/0001-25
WhatsApp chat